Total de visualizações de página

domingo, 21 de junho de 2009

Jatene fala

“Sou, geneticamente, músico. Tentei ser intelectual, mas, acabei virando político”. É assim que se define o economista Simão Jatene, ex-governador do Pará e provável candidato do PSDB, novamente ao Governo do Estado, nas eleições do ano que vem, em disputa com a Governadora Ana Júlia.

Aos 60 anos, Jatene hoje ensina Economia Amazônica e Economia Política na Universidade Federal do Pará; estuda temas áridos, como o meio ambiente. Mas, sobretudo, se dedica a sua grande paixão: a música.

Ele recebeu o blog "perereca da vizinha" para uma entrevista, na tarde de quinta-feira, 18. Falou sobre tudo: a política paraense, o racha do PSDB, a sua pré-candidatura ao Governo, as relações entre tucanos e petistas, o imbróglio entre o Ministério Público Federal e os pecuaristas, a administração do PT, a opção tucana pelas Organizações Sociais (OS), etc.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Uma experiência vivida


Todas as pessoas dizem que as crianças são o futuro da humanidade e eu concordo plenamente com isso. Só não posso precisar é se esse futuro será bom ou ruim; isso depende de como estaremos tratando dessas crianças hoje. Melhor dizendo, alguns exemplos me fazem acreditar que o futuro está nas mãos de todas as pessoas.
Encontrei dias atrás um rapaz que conheci garoto e conversei por um tempo com ele; naqueles poucos minutos, ele me passou algo tão triste que nem sei expressar direito. Reclamou da vida, de uma melhor condição financeira, da falta de esperança de dias melhores e disse que estava vivendo por viver, à custa da caridade alheia. Lembro-me que quando garoto, aquele rapaz tinha uma vivacidade incrível, uma animação que dava gosto de ver. Eu sentia nele um espírito de liderança e inteligência acima da média.
Ele já era carente financeiramente mas compensava isso com um brilho de inocência dentro de seus olhos que não encontrei mais. Suponho que aquele brilho era o sonho que aquele menino tinha de ser alguém na vida. Ele me dizia: “Eu também vou ser doutor quando eu crescer, você vai ver!” Ele não imaginava um futuro melhor, ele tinha certeza. Mas a partir daí, a vida lhe deu tamanhas “bordoadas” que aquele sonho deu lugar a desesperança e a decepção: - Sabe doutor, minha mãe se suicidou e eu, que já não tinha pai, fiquei sem ninguém nessa vida, disse com um sorriso triste, do alto de seus dezesseis anos.
Naquela hora não deu para responder muita coisa para aquele menino, mas a sua imagem não saiu mais de minha cabeça. Quando eu vejo esse mundo “de cabeça para baixo”, com cobra engolindo cobra, filhos matando pais, lembro que os adultos perdidos que existem por aí foram crianças inocentes um dia e não tiveram o direcionamento necessário para se transformar em pessoas de bem.
A cadeia está cheia de gente assim, quem quiser conferir é só conversar com a grande maioria dos “bandidinhos” e dos “bandidões” que existem por aí. A maior carência que existe hoje no mundo é de líderes e muita gente acha que ser líder é privilégio de políticos, o que não é verdade. Quando alguém ensina uma criança a ver o mundo de cabeça erguida, sem se imaginar melhor nem pior que ninguém, está dando a sociedade uma possível solução para seus problemas.
Quem tem personalidade marcante, positiva e cativa as pessoas com o seu pensamento ou pela simples presença, sem autoritarismo e arrogância, pode acreditar que tem dentro de si a chave que abre a porta da paz.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Senado aprova PEC e abre caminho para aumento do número de vereadores


O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) a chamada PEC (proposta de emenda à Constituição) Paralela dos Vereadores. Um acordo entre os líderes possibilitou a votação da proposta em dois turnos na mesma sessão ordinária. Agora o texto será enviado para análise na Câmara dos Deputados. A aprovação em segundo turno ocorreu com 56 votos a favor e 6 contrários. O resultado foi comemorado por vereadores que acompanhavam a discussão no plenário do Senado.
A votação do texto deverá abrir caminho para a ampliação do número de vereadores no país, que já tramita na Câmara dos Deputados e deverá ser analisada em conjunto com o texto aprovado nesta quarta.
A proposta cria faixas de gastos de acordo com a população de cada município. As despesas das Câmaras Municipais de localidades com até 100 mil habitantes não poderão ultrapassar 7% da receita tributária. No caso de municípios com mais de 8 milhões de habitantes, o limite para despesas é de 3,5% da receita tributária
Os deputados aguardam a decisão dos senadores para analisar outra PEC relacionada às Câmaras Municipais, a que aumenta em mais de 7 mil o número de vereadores no país. O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP) disse que a matéria deverá ser analisada por uma comissão especial antes de ser votada pelo plenário, também em dois turnos.
Para o senador Valter Pereira (PMDB-MS), a medida tem "caráter de austeridade, já que vai reduzir gastos de numerosas Câmaras Municipais". Ele acredita que a aprovação da PEC facilitará a promulgação do texto que aumenta o número de vereadores "porque está reduzindo os gastos atuais e a expectativa de gastos".
Claudia Andrade, De Brasília (noticias.uol)

O Advogado


Este é o Sanderson Moura, colega advogado do Acre que possui um belo blog. Vejam que boa postagem dele:


" Aprecio muito o poema Desiderata, de Max Ehrmann.

Tem sido para mim uma preciosa fonte de sabedoria.

Em uma parte do inspirado texto, uma grande e fundamental lição para o advogado:

"Fale sua verdade, clara e mansamente".

Na nossa lida diária é comum vermos injustiças acontecendo, o que dá vontade de gritar, de explodir, levando muitas vezes o advogado a perder a cabeça, e por consequinte, a razão.

Nessas experiências é que o advogado deve aproveitar para se exercitar, controlando as suas emoções e reservando suas energias para expor sua verdade de forma clara, respeitosa, firme, serena, verdadeira.

Nada mais bonito, nada mais ideal de que manter a paz no coração e o vigor do intelecto em meio ao tumulto provocado pela injustiça, pelo árbitrio, pela má-vontade, pela preguiça, pela intriga, pela revanche, pela despeita, pela covardia de muitas de nossas autoridades.

Para alcancarmos esse modelo de profissional, o caminho é mostrado dentro do próprio poema: cultivar a força do espírito.

Falar a verdade clara e mansamente tem sido um exercício diário em minha vida de advogado, nem sempre tenho conseguido, mas tenho a consciência de que é um grande tesouro a ser conquistado por todos aqueles que pretendem ser uns vitoriosos nessa bela profissão."

domingo, 14 de junho de 2009

DUPLICAÇÃO DA TRANSAMAZÔNICA



Nesta segunda-feira, 15 de junho, a partir das 10 horas, em Marabá, em frente a sede Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (Dnit), ocorre o lançamento da pedra fundamental para a duplicação da Transamazônica. Segundo a assessoria de imprensa do Dep. Zé Geraldo, do PT, os investimentos são da ordem de R$ 84 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O trecho duplicado da BR 230 é de aproximadamente seis quilômetros e fica no perímetro urbano entre o quilômetro seis e a ponte sobre o rio Itacaiúnas. O término da obra está previsto para o segundo semestre de 2010.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Sonho de Riqueza...


A mega-sena acumulou, vai pagar 20 milhões! O sonho de se tornar rico acompanha muitas pessoas e faz com que a vida de algumas dessas pessoas girem em torno dessa fantasia, que por vezes se torna delirante e obsessiva. A ‘mega-sena’ vez ou outra acumula em dezenas de milhões de reais e muita gente que diz que o dinheiro não traz felicidade, sempre está fazendo a sua “fezinha”. Dizem que o dinheiro não traz felicidade mas, cá entre nós, muitas coisas que faz com que sejamos felizes podem ser compradas por ele.


Isso parece justificar as enormes filas das casas lotéricas. Porém, o dinheiro vem sendo culpado, equivocadamente, por várias atrocidades acontecidas no mundo por conta de compreensões equivocadas a respeito de sua essência e de sua finalidade. Definitivamente, ele não é o vilão da história (a ponto de ser chamado de “vil metal”).


Duas simples situações são importantes para se entender melhor essa questão:


1- O segredo está na maneira de como conseguir ganhar o dinheiro – Esse quesito faz com que compreendamos que, para que ele seja sagrado, a sua origem deve ser limpa, honesta, lícita.


2- Outra chave é a maneira como ele é utilizado - A falta de sabedoria em relação ao uso dos bens materiais tem trazido sofrimento e dor para muita gente.
Na realidade, quando se diz que o dinheiro não traz felicidade, o que se quer dizer é que algumas coisas que fazem o homem feliz, o dinheiro pode comprar, outras não. Essas, apesar de mais valiosas, todo mundo pode ter, independente de credo, raça, religião ou condição financeira. Paz, Liberdade, Amor, Amizade, Confiança, Saúde. Nenhum desses bens pode ser adquirido por dinheiro e sem eles ninguém é essencialmente feliz, mesmo com muita grana no bolso. Não há megasena que possa comprar o amor verdadeiro de um homem por uma mulher ou vice e versa.


De que adianta a quantidade de dinheiro que tem o traficante colombiano Juan Carlos Abadia ou Fernandinho Beira Mar, se estão trancafiados, privados de sua liberdade ? Todo o dinheiro do mundo não paga a felicidade de um pai que vê o filho nascer saudável, a paz que reina no seio de uma família ou uma amizade sincera.


Toda a balbúrdia acontecida nesse mundo com relação à acúmulo de riqueza vem do relacionamento doentio que alguns homens tem com o dinheiro. O dia em que tivermos maturidade e sabedoria para perceber as outras formas de riqueza, que não as notas de 50 empilhadas uma em cima da outra, seremos, com certeza, muito mais felizes.