Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Parauapebas

No Blog do Zé Dudu, reportagem completa:

Com quatro páginas dedicadas à Parauapebas e aos investimentos da iniciativa privada no município, a Revista ISTO É DINHEIRO dessa semana traça o perfil do município e retrata os investimentos no ramo imobiliário que alavancarão a economia do município. A revista cita o Bairro Nova Carajás, certamente um dos mais bem planejados de todo o Estado e o Unique Shopping, que em breve deverá ser inaugurado.

Canaã dos Carajás

Comentário enviado ao blog:

"Olinto, em primeira mão para você que é uma pessoa antenada: Canaã dos Carajás - um dos melhores lugares do mundo para investimento. O sudeste do Pará é atualmente a região com a maior taxa de crescimento populacional do país e em breve e irremediavelmente será criado o “Estado do Carajás”, cujo plebiscito já foi aprovado na Câmara dos Deputados Federais e recentemente no Senado Federal. Para capital do Estado de Carajás a região compreendida entre o município de Canaã e o Gogó da Onça é hoje a mais adequada conforme parâmetros técnicos científicos:

Centro geográfico do sul do Pará: Acesso a grandes: cidades: Ourilandia ( via Cedere III); Parauapebas (via Cedere I) e Xinguara ( Via Gogó da Onça); Boa bacia hidrográfica: Abastecimento de água; Cidade pouca acidentada: Economia em planejamento e edificações; Altitude média: Média de 240m em relação ao mar - superior a de Marabá e a de Parauapebas cerca de 140m – implicando em uma enorme economia no tratamento de esgoto – todo por gravidade, redução de gastos com desabrigado nas enchentes (Lembro que uma capital em breve atinge patamares de um milhão de habitantes)

Observo que, Canaã dos Carajás é a cidade onde fica a Serra Sul – maior mina de minério de Ferro do mundo, prevista para 2012 com produção inicial em torno de 90 milhões de toneladas por ano (Parauapebas neste patamar de exportação já garantiu a marca do terceiro município maior exportador do pais). Canaã é atualmente detentora do maior PIB per capita do Estado do Pará – garantido apenas com os impostos inerentes as operações da mina do Sossego (cobre), Canaã também já foi considerada a Terceira maior exportadora do estado.

Atualmente Canaã é considerada uma das cidades com maiores potenciais da América do Sul (quantidade; diversidade e qualidade dos minerais). Além de Serra Sul existe na cidade a Mina de Níquel do Vermelho (níquel); Usina Hidro-metalúrgica, Mina do 118. E a um raio inferior a 20 km a mina de Cobre do Cristalino. Segundo noticiários está previsto para a implantação de Serra Sul a quantia em torno de U$ 10.000.000.000,00 (Dez bilhões de Dólares) – Isto mesmo – Quantia superior mais que o dobro da economia de países como a Bolívia.

Sávio de Castro, formado em Controle Ambiental – Especialista em Saúde e Meio Ambiente pela UFPA, hoje cursando o 4º Período de Engenharia Civil (UFPA)."

Nota do blogger: Publiquei o comentário do Sávio como uma opinião pessoal dele, sem verificar se os dados realmente procedem. Quem souber de algo diferente, por favor, fique a vontade para expor o pensamento.

Serra Pelada

"Sentados ao redor de uma mesa de madeira na porta do Bar do Araújo, quatro garimpeiros disputam uma partida de dominó numa tarde de calor sufocante em Serra Pelada. Ao final de mais uma rodada, o cléc-cléc das peças brancas dá lugar à discussão preferida dos habitantes do povoado nas últimas semanas: a possível visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos dias. Mais do que ver Lula de perto, os garimpeiros esperam com ansiedade a entrega da licença que dará sinal verde para a reabertura de Serra Pelada.

Quase 20 anos depois de ter o garimpo encerrado, a mina voltará a produzir o ouro que atraiu mais de 100 mil homens de todo o Brasil que sonhavam "bamburrar" – ou enriquecer, na gíria local. Com uma diferença: a partir de agora, a extração será mecanizada. Para quem nunca deixou o povoado, a retomada representa uma esperança de melhorar de vida. “A nova mina vai ajudar a resgatar o passivo social de Serra Pelada”, disse ao iG Heleno Costa, diretor da mineradora canadense Colossus Minerals e responsável pelo projeto."

Veja reportagem completa de Gustavo Poloni ao IG

quinta-feira, 29 de abril de 2010

GOVERNO DO PARÁ ENTREGARÁ PATRULHAS MECANIZADAS PARA 143 MUNICÍPIOS



"O deputado federal Zé Geraldo fez pronunciamento no plenário da Câmara Federal para anunciar que o governo do Estado do Pará entregará às prefeituras mais de 500 máquinas e equipamentos para os 143 municípios paraenses visando a conservação e manutenção de estradas. O evento ocorrerá nesta sexta-feira (30), às 9h, no estacionamento do Estádio Mangueirão, na rodovia Augusto Montenegro. Os conjuntos de máquinas e equipamentos são compostos por motoniveladora, pá mecânica, trator de pneu e caçamba e foram adquiridos com recursos captados junto ao Banco da Amazônia no valor de R$ 140 milhões.

Ele esclareceu aos parlamentares que uma das grandes dificuldades do Estado do Pará é exatamente a trafegabilidade rural. “Historicamente nenhum governador havia proposto um programa como o que está sendo implantado no Pará, que nós chamamos de Caminhos da Parceria. Entre 2007 a 2009, o programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran) ajudou com o fornecimento de combustível para a manutenção das máquinas. Foi feita a manutenção de 1.287 km de vicinais e perenizou 105 km de vicinais. O programa une governo do Estado e prefeituras na conservação e manutenção das vicinais”.

Zé Geraldo fez questão de enfatizar que o que é mais difícil para um prefeito é comprar três ou quatro máquinas pelo alto valor do investimento. “Dificilmente um prefeito compra três ou quatro máquinas com menos de um milhão e meio ou dois milhões de investimentos. Agora estes equipamentos serão entregues pelo governo do Pará e ajudarão na conservação e manutenção das estradas, no escoamento da produção, no deslocamento dos cidadãos e no fortalecimento da interiorização do desenvolvimento regional”.

O parlamentar fez questão de frisar que mesmo com a obstrução feita pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) que, desde dezembro, está impedindo a aprovação de mais de 600 milhões a serem aplicados em diversos programas importantes no Estado, o governo liberará, amanhã, 140 milhões em máquinas aos 143 municípios ajudando, indistintamente, todos os prefeitos do Pará.

No final do discurso, Zé Geraldo ressaltou que os prefeitos estarão em Belém, numa grande comemoração. Estarão presentes também os parlamentares que apoiam o governo do Partido dos Trabalhadores, que é comandado pela governadora Ana Júlia Carepa. “Há grande empolgação porque, na verdade, é um ato que nunca aconteceu no Pará. É sim uma ação política estratégica e planejada do governo do Pará que constrói um novo modelo de desenvolvimento, no campo, que envolve ainda o Zoneamento Econômico-Ecológico (ZEE), o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a regularização fundiária. São investimentos fundamentais para o cidadão, a sua família e a economia paraense”, finalizou."

Matéria enviada pela Assessoria de Comunicação do Dep. Zé Geraldo (PT)

Feed-back, quem não precisa?

Outro dia presenciei uma cena interessante e que reflete uma “globalização”de costumes, que vem se manifestando de forma inusitada e surpreendente. Passei em frente a uma construção e um pedreiro gritava para o ajudante assim: Ei Zé, não sobe para a laje agora não, fica de stand-by aí embaixo...Achei engraçado ele utilizar um termo em inglês (com a pronúncia certa) que há alguns anos atrás estava restrito aos papos-cabeça de intelectuais e “metidinhos a inteligentes”, de uma forma assim natural!

Hoje em dia todo mundo quer parecer esperto, inteligente e na moda. Recebi um e-mail de um leitor e resolvi abrir com vocês as críticas que ele me fez, que tem tudo a ver com o diálogo do pedreiro. Claro que fiz algumas adaptações para dar uma “ilustrada”, mas a essência permanece: “ Caro colunista, outro dia, lendo sua coluna, tive um insight interessante a respeito do isolamento que nós estamos aqui na Amazônia. É isso mesmo.

O mundo dito ‘civilizado’ nos relega a um plano underground meio cult meio trash e se aproveita de um suposto distanciamento, criando as suas próprias filosofias a nosso respeito. Fazem um check-list de nossas pseudo necessidades e vem sempre com o mesmo discurso blasé, depreciativo e mascarado a respeito dos chamados povos da floresta. Olha colunista, a impressão que tenho é que estamos sempre em off; o fato de o mundo achar que somos undergrounds não é nem um pouco positivo para nós, pois a nossa voz não é marcante o suficiente para que tenhamos o necessário feedback. Todo mundo precisa de feedback, colunista!

Hoje em dia as distãncias não separam nem isolam ninguém. Ta todo mundo linkado com as novidades e avanços do mundo moderno. Do Oiapoque ao Chuí. Engana-se quem pensa que somos menores ou inferiores a quem quer que seja. Estamos todos plugados, antenados ao que há de mais moderno. É só ver como andam lotados os Cyber´s e Lan-Houses daqui e de qualquer cidadezinha do interior desse estado (ou desse País).

Hoje em dia, todo caboclo que se preza tem home-page, orkut, messenger, senão tá out; tem que twittar legal e entender do riscado cibernético. Então, colunista, estou te dando esse feedback para que você possa, com seu feeling jornalístico, trazer assuntos menos regionais e mais abrangentes, focando um público mais in.Sem mais, um leitor atento aos avanços do mundo.”

Ao receber esse e-mail eu me lembrei imediatamente de uma música de um caboclo do Tocantins chamado Juraíldes da Cruz que fala assim: “Se farinha fosse americana, mandioca importada, banquete de bacana era farinhada. Andam falando que nóis é caipora, que nóis tem que aprender inglêis, que nóis tem que fazê sucesso fora. Deixa de bestaje, nóis nem sabe o portuguêis. Nóis somo é caipira pop. Nóis entra na chuva e nem móia, meu I love you, nóis é jeca mais é jóia.”

XÔ apagão!

Não tem mais volta. As tecnologias limpas – aquelas que não queimam combustível fóssil – serão o futuro do planeta quando o assunto for geração de energia elétrica. E, nessa onda, a produção eólica e solar sai na frente, representando importantes fatias na matriz energética de vários países europeus, como Espanha, Alemanha e Portugal, além dos Estados Unidos. Também está na dianteira quem conseguiu vislumbrar essa realidade, quando havia apenas teorias, e preparou-se para produzir energia sem agredir o meio ambiente. No Ceará, um dos locais no mundo com maior potencial energético (limpo), um ‘cabeça chata’ pretende mostrar que o estado, além de abençoado pela natureza, é capaz de desenvolver tecnologia de ponta.


O professor Pardal cearense é o engenheiro mecânico Fernandes Ximenes, proprietário da Gram-Eollic, empresa que lançou no mercado o primeiro poste de iluminação pública 100% alimentado por energias eólica e solar. Com modelos de 12 e 18 metros de altura (feitos em aço), o que mais chama a atenção no invento, tecnicamente denominado de Produtor Independente de Energia (PIE), é a presença de um avião no topo do poste.
Feito em fibra de carbono e alumínio especial – mesmo material usado em aeronaves comerciais –, a peça tem três metros de comprimento e, na realidade, é a peça-chave do poste híbrido.

Ximenes diz que o formato de avião não foi escolhido por acaso. A escolha se deve à sua aerodinâmica, que facilita a captura de raios solares e de vento. "Além disso, em forma de avião, o poste fica mais seguro. São duas fontes de energia alimentando-se ao mesmo tempo, podendo ser instalado em qualquer região e localidade do Brasil e do mundo", esclarece.


Tecnicamente, as asas do avião abrigam células solares que captam raios ultravioletas e infravermelhos por meio do silício (elemento químico que é o principal componente do vidro, cimento, cerâmica, da maioria dos componentes semicondutores e dos silicones), transformando-os em energia elétrica (até 400 watts), que é armazenada em uma bateria afixada alguns metros abaixo. Cumprindo a mesma tarefa de gerar energia, estão as hélices do avião. Assim como as naceles (pás) dos grandes cata-ventos espalhados pelo litoral cearense, a energia (até 1.000 watts) é gerada a partir do giro dessas pás.

Cada poste é capaz de abastecer outros três ao mesmo o tempo. Ou seja, um poste com um "avião" – na verdade um gerador – é capaz de produzir energia para outros dois sem gerador e com seis lâmpadas LEDs (mais eficientes e mais ecológicas, uma vez que não utilizam mercúrio, como as fluorescentes compactas) de 50.000 horas de vida útil dia e noite (cerca de 50 vezes mais que as lâmpadas em operação atualmente; quanto à luminosidade, as LEDs são oito vezes mais potentes que as convencionais). A captação (da luz e do vento) pelo avião é feita em um eixo com giro de 360 graus, de acordo com a direção do vento.

Por meio dessas duas fontes, funcionando paralelamente, o poste tem autonomia de até sete dias, ou seja, é à prova de apagão. Ximenes brinca dizendo que sua tecnologia é mais resistente que o homem: "As baterias do poste híbrido têm autonomia para 70 horas, ou seja, se faltarem vento e sol 70 horas, ou sete noites seguidas, as lâmpadas continuarão ligadas, enquanto a humanidade seria extinta porque não se consegue viver sete dias sem a luz solar".

Veja mais aqui

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Municípios têm até maio para se adequar a Lei da Transparência

Encerra no dia 27 de maio, o prazo estabelecido para que União, Estados, Distrito Federal e municípios com mais de 100 mil habitantes, possam se adequar à Lei da transparência, sancionada em maio de 2009. Para os municípios com população entre 50 e 100 mil o prazo vai até maio de 2011 e os municípios com até 50 mil habitantes têm até 2013 para se adequar.

A nova regra obriga os estados e municípios a aderirem a um sistema de administração financeira que atenda os padrões mínimos de qualidade estabelecidos pelo Poder Executivo da União. A “Lei da Transparência” faz com que os gestores públicos de todos os entes federativos, passem em tempo real na internet dados detalhados sobre os gastos públicos.

O não cumprimento da lei dentro do prazo impedirá que os municípios recebam transferências voluntárias, obtenham garantias de outro ente e dificulta a contratação de crédito.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Internet clandestina

CONEXÃO LEGAL E ILEGAL

* O provedor de internet tem um contrato firmado com uma operadora de telecomunicações de um link de internet DEDICADO, criado exclusivamente para este fim, provimento de acesso internet. (Ex. Embratel, Telefônica, ImpSat, Intelig)

* O Provedor de internet tem licença SCM da ANATEL para a realização da transmissão e distribuição do sinal internet, independente do meio utilizado.

* O Provedor de internet é uma empresa constituída como (CNAE 6190-6/01)
PROVEDORES DE ACESSO ÀS REDES DE COMUNICAÇÕES.

* O provedor de internet é obrigado pela ANATEL a contar em sua equipe técnica com um engenheiro de telecomunicações ou engenheiro elétrico, e possui profissionais experientes no ramo de redes, tcp/ip, acesso internet, e ser cadastrado junto ao CREA de seu estado.

* O provedor de internet é obrigado pela ANATEL a contar com um serviço de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana e possuir um numero para ligação gratuita (0800)

CONEXÃO ILEGAL:

* O individuo não tem contrato firmado com qualquer operadora de link DEDICADO, na maioria das vezes usam link ADSL, internet via CABO ou Radio, que não foram criados para este fim e fazem a distribuição sem o consentimento da operadora, conhecido como GATO, ou seja FURTO..

* O Individuo não tem autorização e licença da ANATEL para a realização da distribuição do sinal internet.

* O Individuo na maioria das vezes não tem sequer uma empresa constituída, quando tem é qualquer outro ramo, menos Provimento a redes de telecomunicações (conhecemos casos até de quitandas provendo internet via radio)

* O Individuo sequer não tem qualquer experiência no ramo de informática, provedores internet ou redes tcp/ip, ou seja, você esta literalmente na mão de um ignorante no ramo de provedores de acesso. Imagine se acontece algum problema mais grave com os equipamentos do provedor pirata, com certeza você ficará sem internet por um bom tempo até colocarem o sistema novamente no ar.

* O Individuo sequer tem um serviço de atendimento ao cliente, geralmente passam o numero de celular do próprio "dono do provedor", e quando atende o telefone, sempre culpam os problemas na conexão o computador do cliente. ou seja, o barato sai caro, pela quantidade de vezes que o cliente tem que ligar pro "suporte" do provedor a conta de telefone para as ligacoes do celular do "provedor" ficam mais cara que o acesso de um provedor legal.

PROBLEMAS DE UMA CONEXÃO ILEGAL:

QUALIDADE DA INTERNET

Quando o link do individuo é ADSL (Speedy, Velox, Etc) o maior problema esta na taxa de Upload, ou seja, na subida do sinal. O que acontece é que no ADSL o UPLOAD é sempre mais baixo que o download, ex. 500k de download e 128k de upload, quando o ULPLOAD chega no limite, o modem ADSL entra em estado de BUFFER, reduzindo drasticamente a taxa de DOWNLOAD, deixando assim o acesso a internet terrivelmente lento.

PRATICA DE CRIME

Quando o individuo distribui internet sem autorização, da Anatel ou mesmo da companhia telefônica ele esta praticando crime por desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicações. (Lei 9.472/1997) e o cliente praticando crime baseado pela mesma lei no artigo 183.

Art. 183. Desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação:
Pena - detenção de dois a quatro anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, e multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem, direta ou indiretamente, concorrer para o crime.
Art. 184. São efeitos da condenação penal transitada em julgado:
I - tornar certa a obrigação de indenizar o dano causado pelo crime;
II - a perda, em favor da Agência, ressalvado o direito do lesado ou de terceiros de boa-fé, dos bens empregados na atividade clandestina, sem prejuízo de sua apreensão cautelar.

Parágrafo único. Considera-se clandestina a atividade desenvolvida sem a competente concessão, permissão ou autorização de serviço, de uso de radiofreqüência e de exploração de satélite

Ciro fora da disputa

Na noite da última quinta-feira, o deputado Ciro Gomes estava magoado com a decisão do PSB de abandonar sua candidatura para apoiar a petista Dilma Rousseff, como se pode perceber nesta entrevista concedida ao iG.

As palavras duras empregadas na entrevista que concedeu ao iG, contudo, não vinham acompanhadas de um tom eufórico. Na conversa, assumiu pela primeira vez que sua candidatura à presidência da República chegou ao fim. Oficialmente, aguardará a decisão da executiva do partido, marcada parsa o dia 27 de abril, terça-feira da semana que vem. Mas o próprio teor das declarações que fez ao iG indica o grau de entrosamento entre candidato e legenda. Citando nominalmente o presidente nacional do partido, o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, e o vice-presidente da legenda, Roberto Amaral, Ciro disse que os líderes pessebistas “não estão no nível que a História impõe a eles”.

Pela primeira vez, Ciro admitiu também que pode largar a política partidária neste ano. Ex-prefeito de Fortaleza, ex-governador do Ceará, ex-ministro da Fazenda de Fernando Henrique Cardoso e ex-ministro de Lula, Ciro Gomes tem uma carreira política vitoriosa. Aos 53 anos, poderá se ver obrigado a fazer uma parada técnica e ficar de fora da política por dois anos, se se dispuser a voltar na condição de prefeito, ou até quatro anos, se quiser voar mais alto. Terá então 57 anos, jovem para padrões políticos.



Veja mais

Acidente Vascular Cerebral

Excelente blog do Drauzio Varella


O acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame cerebral, pode ser de dois tipos:

a) acidente vascular isquêmico – falta de circulação numa área do cérebro provocada por obstrução de uma ou mais artérias por ateromas, trombose ou embolia. Ocorre, em geral, em pessoas mais velhas, com diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, problemas vasculares e fumantes.

b) acidente vascular hemorrágico – sangramento cerebral provocado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sangüíneo, em virtude de hipertensão arterial, problemas na coagulação do sangue, traumatismos. Pode ocorrer em pessoas mais jovens e a evolução é mais grave.

Sintomas


a)acidente vascular isquêmico
•perda repentina da força muscular e/ou da visão
•dificuldade de comunicação oral
•tonturas
•formigamento num dos lados do corpo
•alterações da memória
Algumas vezes, esses sintomas podem ser transitórios – ataque isquêmico transitório (AIT). Nem por isso deixam de exigir cuidados médicos imediatos.

b)acidente vascular hemorrágico
•dor de cabeça
•edema cerebral
•aumento da pressão intracraniana
•náuseas e vômitos
•déficits neurológicos semelhantes aos provocados pelo acidente vascular isquêmico

Recomendações

•Controle a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue. Hipertensos e diabéticos exigem tratamento e precisam de acompanhamento médico permanente. Pessoas com pressão e glicemia normais raramente têm derrames;
•Procure manter abaixo de 200 o índice do colesterol total. Às vezes, só se consegue esse equilíbrio com medicamentos. Não os tome nem deixe de tomá-los por conta própria. Ouça sempre a orientação de um médico;
•Adote uma dieta equilibrada, reduzindo a quantidade de açúcar, gordura, sal e bebidas alcoólicas;
•Não fume. Está provado que o cigarro é um fator de alto risco para acidentes vasculares;
•Estabeleça um programa regular de exercícios físicos. Faça caminhadas de 30 minutos diariamente;
•Informe seu médico se em sua família houver casos doenças cardíacas e neurológicas como o AVC;
•Procure distrair-se para reduzir o nível de estresse. Encontre os amigos, participe de atividades culturais, comunitárias, etc.

Fatores de risco

Os fatores de risco para AVC são os mesmos que provocam ataques cardíacos:
•hipertensão arterial
•colesterol elevado
•fumo
•diabetes
•histórico familiar
•ingestão de álcool
•vida sedentária
•excesso de peso
•estresse

Tratamento

Acidente vascular cerebral é uma emergência médica. O paciente deve ser encaminhado imediatamente para atendimento hospitalar. Trombolíticos e anticoagulantes podem diminuir a extensão dos danos. A cirurgia pode ser indicada para retirar o coágulo ou êmbolo (endarterectomia), aliviar a pressão cerebral ou revascularizar veias ou artérias comprometidas.

Infelizmente, células cerebrais não se regeneram nem há tratamento que possa recuperá-las. No entanto, existem recursos terapêuticos capazes de ajudar a restaurar funções, movimentos e fala e, quanto antes começarem a ser aplicados, melhores serão os resultados.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Verdade e a Parábola

Um dia, a Verdade decidiu visitar os homens, sem roupas e sem adornos, tão nua como seu próprio nome.

E todos que a viam lhe viravam as costas de vergonha ou de medo, e ninguém lhe dava as boas-vindas.

Assim, a Verdade percorria os confins da Terra, criticada, rejeitada e desprezada.

Uma tarde, muito desconsolada e triste, encontrou a Parábola, que passeava alegremente, trajando um belo vestido e muito elegante.

— Verdade, por que você está tão abatida? — perguntou a Parábola.

— Porque devo ser muito feia e antipática, já que os homens me evitam tanto! — respondeu a amargurada Parábola.

— Que disparate! — Sorriu a Parábola. — Não é por isso que os homens evitam você. Tome. Vista algumas das minhas roupas e veja o que acontece.

Então, a Verdade pôs algumas das lindas vestes da Parábola, e, de repente, por toda parte onde passava era bem-vinda e festejada.

Moral: Os seres humanos não gostam de encarar a Verdade sem adornos. Eles preferem-na disfarçada.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Eleições 2010: partidos fazem consultas aos Tribunais

no blog do Dr. Inocêncio Mártires

Representantes de legendas querem saber posicionamento da Justiça antes de fecharem acordos políticos. Resposta interessa ao DEM, PR e outros.


O Democratas (DEM) e o Partido da República (PR) consultaram, respectivamente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitora do Rio Grande do Norte (TRE) com o intuito de saber: legendas que apoiam candidatos diferentes na majoritária podem fechar alianças em candidaturas a deputado estadual ou federal.


O TSE respondeu negativamente a consulta dos Democratas (número 39685-93.2009.6.00.0000), com isso, limitou a composição das chapas proporcionais aos partidos que estiverem coligados na disputa majoritária.


No texto da resolução do TSE, o ministro relator Fernando Gonçalves afirma: permite-se a formação de mais de uma coligação apenas para a eleição proporcional desde que entre partidos que integrem a coligação para o pleito majoritário, ao qual não é possível a celebração de mais de uma coligação.

Aprovada lei de acesso a informações públicas

A Câmara dos Deputados aprovou ontem, dia 13, o projeto de lei de acesso a informações públicas. O projeto segue para apreciação e aprovação do Senado para cumprir os ritos legais.

O principal avanço é o fim do instrumento do chamado sigilo eterno. Hoje, sem a lei, qualquer documento pode ficar indefinidamente guardado. Com a nova regra, papéis públicos ultrassecretos podem ser classificados por até 25 anos, com uma única renovação desse prazo possível. Ou seja, o prazo máximo é de 50 anos de sigilo.

A lei de acesso brasileira também tem uma grande abrangência. Aqui, a norma será obrigatória para todos os níveis de governo (prefeituras, Estados e União) e todas as instâncias de poder (Legislativo, Executivo e Judiciário).

Aspecto interessante está nas listas de documentos classificados que terão de ser divulgadas, anualmente. Cada órgão público terá dizer quantos documentos colocou em sigilo. Assim, será possível saber, a cada ano, quantos papéis estão sendo mantidos em reserva e qual é a origem de cada um. Esse procedimento permitirá à sociedade acompanhar o processo e cobrar --se for necessário-- a autoridade pública quando os prazos de sigilo prescreverem. Mais de 70 países no mundo já têm legislação semelhante.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Culturas Tradicionais da Amazônia

Após a abertura nesta segunda-feira, 12, prossegue nesta terça-feira, 13, no Horto Florestal de Rio Branco, o seminário "Culturas Tradicionais da Ayahuasca: Construindo Políticas Públicas para o Acre".

Neste momento está sendo realizada sessão temática sobre saúde. Logo em seguida, começa outra, sobre segurança pública. Das 14h30 às 18 horas, debate sobre meio ambiente e urbanismo.

Programação

Dia 14 (quarta-feira)

8h30 - Leitura da sistematização das sessões temáticas, debates e aprovação do documento final para encaminhamento das propostas à Assembléia Legislativa

14h30 - Continuação da plenária e encerramento do seminário.

Dia 15 – quinta-feira

10 horas - Seção solene, na Assembléia Legislativa do Acre, para entrega dos títulos de cidadão acreano aos mestres fundadores dos três principais troncos da ayahuasca: Raimundo Irineu Serra (maranhense), Daniel Pereira de Mattos (maranhense) e José Gabriel da Costa (baiano).

Veja mais no blog do Altino Machado

Passarinho da Pena Branca



Eu tava triste, sem amor e sem carinho,
Tão longa estrada, tanta dor e tanta mágoa,
Um passarinho tão bonito ali cantou,
Cantou, cantou, cantou, cantou, cantou, cantou.
Um passarinho, tão bonito encantador,
Cantou, cantou, cantou cantou, cantou,cantou.

Passarinho da pena branca
Traz pra mim toda esperança
Passarin da pena verde, benze a criança na rede,
Passarim da pena amarela, canta uma canção pra ela

Quando a força vem chegando
E a consciência clareando
Cordão de prata da memória,
em mim mora, em mim mora, a Luz Divina
cordão de prata da memória, em mim mora, em mim mora,
a Luz Divina

Lua clara, cachoeira,
Lá no alto da pedreira ai, ai ei,
Essa vida é uma peneira,
Peneirando areia fina,
Como brilha a Luz Divina

SHOW NAVEGAÇÃO

O amigo e grande artista Paulo Mourão estará realizando show na Bahia. Um dia, quem sabe, ele virá por estas bandas da Amazônia.

SHOW

NAVEGAÇÃO- Cordas & Canções

TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS

Data – 21 de abril (quarta-feira)

Horário – 20 horas



Os rumos das caravelas portuguesas cruzando os mares e das tropas de mulas e boiadas, sertão brasileiro adentro, dão o tom do show “NAVEGAÇÃO Cordas e Canções”. Os artistas Paulo Mourão, Seu Ribeiro, Pedro Hoisel e Sérgio Ramos destacam, em suas canções e cantorias, as origens d’além mar: Península Ibérica, África e Oriente Médio. Mostram como tais culturas foram assimiladas e transformadas no novo continente.

Mais que isso, se colocam como agentes da História, aquela, feita no dia a dia, com consciência, alegria, seriedade e fantasia. Nada é gratuito. “Navegação – Cordas e Canções” busca o elo passado-presente no cotidiano de nossa gente.

Acústico

O show tem estrutura essencialmente acústica: voz e cordas. Paulo Mourão é violeiro, se utiliza da viola de 10 cordas. Seu Ribeiro e Pedro Hoisel, do violão. A diversidade de estilos garante belo painel da música brasileira. A poesia das letras revela o envolvimento de cada um dos artistas e suas compreensões do Brasil, da vida e da espiritualidade.


Navegação

Poetas, os três músicos falam dos mistérios do Mar, da Terra, das Matas e navegam entre as estrelas do céu. Não se utilizam de radares nem GPS, mas de luz interior. Utilizam a imagem das amarrações das velas dos barcos, os burros e mulas, as redes e convidam o público para uma bela viagem, que amarra talentos, ritmos, harmonias, cantorias.

O Show “Navegação Cordas & Canções” terá ainda as participações especiais do ator grapiúna José Delmo, do poeta Quito Nonato, e dos músicos Reinaldo e Vinicius Andrade.


PEDRO HOISEL


Segundo Paulo Mourão, “Pedro Hoisel surpreende quando canta. Seu timbre de voz é muito peculiar. É diferente, bonito. Compõe com a sabedoria de um adulto e a leveza de sua juventude”.

Natural de Salvador-Bahia, nascido em 1986, Pedro Hoisel chegou em Ilhéus com um ano. Aos 12 começou a estudar violão e aos 16 iniciou suas composições. Aos 21 anos mudou-se para Vitória da Conquista para estudar música com o pianista, regente e mestre em educação musical, Marcos Ferreira. No mesmo período estudou violão clássico com o violonista Petrônio Joabe.

Em 2008, ingressou na Faculdade de Música, no curso de composição e regência, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) onde está até hoje e amplia seus conhecimentos.

Trajetória

Pedro Hoisel constrói seu caminho com competência e sensibilidade. Apresentou-se com artistas de destaque como Juraíldes da Cruz, Xangai e Flavia Wenceslau. Em 2009 teve composição de sua autoria executada pela Orquestra Sinfônica da UFBA (OSBA), sob a regência do compositor e maestro Wellington Gomes.
No momento, mostra algumas de suas composições no show “Canto Novo”, apresentado pela primeira vez em maio de 2009 no Teatro Municipal de Ilhéus. Ao mesmo tempo trabalha seu primeiro cd com planos de lançamento para 2010.


SEU RIBEIRO


Seu Ribeiro, cuja carreira se consolida no cenário da MPB, foi apadrinhado pelo cantador baiano Elomar Figueira Melo. Constantemente é convidado a se apresentar ao lado de grandes artistas como Xangai, Saulo Laranjeira, Chico Lobo e Rolando Boldrin. Com 10 anos de cantoria de cabeceira, Seu Ribeiro, aos 37 anos, lança em breve o cd "VIELAS LÍRICAS".

Participaram das gravações Xangai, Chico Lobo, Betinho Macedo, Babilak Bah e Mãe Helena, dentre outros. Em breve inicia tournê patrocinada pela Lei Estadual de Incentivo a Cultura, que envolve vinte cidades mineiras. Para o show, ao lado de Paulo Mourão e Pedro Hoisel, mostra seu canto montanhês. Nêle busca traduzir a beleza bruta da musa matuta que liga as paisagens serrana de Minas Gerais ao cenário agreste do Sertão Baiano, a Serra do Espinhaço - cordilheira do Brasil.
"Seu Ribeiro tem um trabalho denso, muito bonito e pessoal. É uma honra estar a seu lado tanto como músico quanto como amigo".(Paulo Mourão)



PAULO MOURÃO


Paulo Mourão, desde 2008 vive na Bahia. Trás na bagagem de 12 anos de carreira, quatro cds gravados, uma premiação nacional na Segunda Mostra de Música Instrumental de Viola da Syngenta (2005), e uma série de 16 shows, patrocinados pela Lei Rouanet, com exibição final em rede Nacional pela TV Cultura de São Paulo, no Programa Imagem do Som.

Em Minas, participou de vários programas de TV, tais como o "Globo Horizonte" da TV Globo, o "Palco Brasil" da TV Minas, o "Viola Brasil" da TV Horizonte, Viação Cipó da TV Alterosa, dentre muitos outros.

Na Bahia realizou show na Casa da Música, em Itapuã, capital do Estado, a convite do ator Jackson Costa com quem realizou parceria em performance com recital poesia e musica, e shows em Ilhéus, no Teatro Municipal de Ilhéus, na Casa dos Artistas, e também em praça pública, com apoios e patrocínios da Secretaria Municipal de Turismo, e da Fundação Cultural de Ilhéus.

Para 2010 aprovou turnê em Minas, via Lei de Incentivo Estadual, e prioriza no show "Navegação – Cordas e Canções", suas músicas instrumentais.Promete levar o público a um passeio místico através da sonoridade de suas três violas encantadas que plainam entre o silêncio das estrelas.

"Tocar ao lado de Paulo Mourão é um desejo antigo. Poucos artistas brasileiros conseguem construir uma obra tão representativa da cultura popular e ao mesmo tempo tão pessoal. Quando ouvi seu CD 'Grande Viagem de Luz', reconheci a grandeza e singularidade desse violeiro que outra vez me surpreendeu com o CD 'OS CABOCLOS DA MATA', lançado pela Kuarup. Paulo Mourão é maestro no que faz". (Seu Ribeiro)

SERGIO DI RAMOS


Sérgio Di Ramos, filho grapiuna, compositor, artista plástico com inserção no Dicionário de Artes Plásticas Brasil, da Editora Júlio Louzada-SP e “Art Trade International Guide of Quotation, editora Narciso Martins – Portugal-Lisboa, passagem em várias galerias no eixo RJ – SP, retorna ao mundo artístico através da música. Em 2008 lançou seu primeiro CD, denominado “Sistema de Doido”, que contou com a participação de Tatiana Parra, Luiz Ribeiro, Fernando Guimarães, a cantora Sol o instrumentista e arranjador Adilson Vieira. Que mostra uma música brasileira criativa com letras inteligentes que vai do estilo MPB propriamente dito ao samba bossa. Em fase de finalização, o seu novo CD, “Hipnose Humana”, se apresenta como uma grata surpresa para a música regional. É bom lembrar, que a música acompanha Di Ramos desde os seus treze anos quando ganhou seu primeiro violão. Tentou se inserir no meio musical do Rio de Janeiro no final da década de 70, e após algumas desilusões interrompeu imediatamente sua veia musical, que ficou latente durante quase três décadas por trás de outras atividades desenvolvidas pelo artista, como ambientalista, autor de livro e professor. Convidado por Paulo Mourão para participar do show “Navegações Cordas e Canções”, vai apresentar canções temáticas, fazendo um mix acústico, explorando a riqueza lúdica das letras.

sábado, 10 de abril de 2010

"Tem Juiz que pensa que é Deus"

Do blog do Sanderson Moura:

"Existe um ditado no meio forense que diz: "O juiz pensa que é Deus, e o desembargador tem certeza".

Comprei ainda pouco um livro intitulado Formação do juiz: anotações de uma experiência, de Lourival Serejo, Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.

Gostei muito da obra, escrita em forma de diário. No dia 6 de setembro de 2006, escreveu:

"Ser juiz é coisa séria. A cada dia precisamos nos avaliar. O dia em que acreditarmos em nossa perfeição, deixaremos de ser juiz e passaremos a ser um perigo para os jurisdicionados".

Fica aí a lição de quem vê as coisas com mais consciência!"

quinta-feira, 8 de abril de 2010

OPHIR LOYOLA CHAMA PACIENTES PARA CONSULTAS EM RADIOTERAPIA


Dia 8 de abril é o Dia Mundial de luta contra o Câncer. Neste sentido, o Hospital Ophir Loyola, que atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) os cidadãos dos 144 municípios paraenses, solicita que pacientes do interior do Estado e da Região Metropolitana de Belém compareçam o mais breve possível no hospital para antecipar a primeira consulta médica em radioterapia.

Os pacientes devem procurar o setor de marcação de consulta do Ambulatório do Hospital, com sua documentação, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, na Tv. 14 de abril nº 1464, bairro de São Brás, Belém/PA. Estes pacientes, por motivos diversos como o fato de alguns não possuírem telefone, não estão sendo localizados pela equipe de Serviço Social.

Além de Belém, o hospital está convocando pacientes dos municípios de Cametá, São Miguel do Guamá, Soure, Ourilândia do Norte, Igarapé-Miri, Breves, Capitão Poço, Igarapé-Açu, Acará, Redenção, Marituba, Castanhal, Moju, Concórdia do Pará, Jacundá, Barcarena, Tracuateua, Nova Ipixuna, Garrafão do Norte, Santarém Novo, Santa Isabel do Pará, Abaetetuba, Magalhães Barata, Marabá, Canaã dos Carajás, Primavera, Vigia, Santa Luzia do Pará, Pau D'Arco, Tucuruí, Capanema, Bragança, Salinas, Viseu, Santa Cruz do Arari, São Francisco do Pará, Paragominas, Baião, Rondon do Pará, Nova Esperança do Piriá, Irituia, Ananindeua, Marapanim, São Caetano de Odivelas e Bujaru.

De acordo com o diretor geral Paulo Soares, o hospital já normalizou o atendimento de pacientes em radioterapia. "A convocação está sendo feita antes mesmo de a instituição de saúde inaugurar um dos maiores e mais modernos parques radioterápicos do Brasil".

O Hospital Ophir Loyola, referência em oncologia na rede de saúde pública, informa que está trabalhando com a capacidade máxima para cuidar das pessoas e a média atual de atendimentos em radioterapia, no momento, tem sido de 115 pacientes novos por semana, além dos que já estão em tratamento. O HOL aguarda todos os pacientes dos municípios citados acima que, podem obter outras informações pelos telefones:
]
3342-1362 na Coordenação do Ambulatório
3342-1357 no Setor de Serviço Social da Radioterapia
Assessoria de Comunicação Social/HOL – Diane Maués Casanova
ascom.hol@hotmail.com e ascom_hol@yahoo.com.br - (91)3342-1325
3342-1363 no Serviço Social do Ambulatório.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Supremo elege Marco Aurélio como ministro efetivo do TSE

UOL - Última Instância
O plenário STF (Supremo Tribunal Federal) elegeu nesta quarta-feira (7/4), por oito votos, o ministro Marco Aurélio como integrante do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele já ocupava o cargo de ministro substituto e, com a escolha, passa a ser titular.

Marco Aurélio irá ocupar o cargo aberto com a saída do ministro Carlos Ayres Britto, atual presidente do TSE, que no final de abril toma posse como vice-presidente do Supremo.
Durante os anos de 1996 e 1997, Marco Aurélio presidiu o TSE e voltou a ocupar o posto em 2006, na condução do pleito que reelegeu Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência da República. Marco Aurélio está no Supremo há quase 20 anos e foi indicado pelo então presidente Fernando Collor de Mello, seu primo.
Composição
Atualmente, o TSE tem três ministros efetivos oriundos do Supremo: Carlos Ayres Britto, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia. Eles têm como seus substitutos os ministros Marco Aurélio Mello, Ellen Gracie e José Antonio Dias Toffoli.
Ricardo Lewandowski será o presidente do TSE em 2010.
O TSE é composto por sete ministros titulares e sete ministros substitutos. Três ministros são do STF —sendo que os dois mais antigos devem exercer a presidência e vice-presidência da Corte eleitoral —, dois ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) —sendo que o mais antigo dos dois exerce a função de corregedor eleitoral—, e dois representantes da advocacia, nomeados pelo presidente da República a partir da lista encaminhada pelo STF.
Cada ministro do TSE tem um substituto, que é oriundo da mesma classe do titular, seja do STF, do STJ ou dos advogados. Os ministros são eleitos para um biênio, sendo proibida a recondução após dois biênios consecutivos.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Mundo Desigual - Por Planeta Voluntários

"O maior assassino do mundo e a maior causa de doenças e sofrimento ao redor do golfo é… a extrema pobreza."

Desigualdade Social

21 países retrocederam em seu Índice de Desenvolvimento Humano, contra apenas 4 na década anterior. Em 54 países a renda per capita é mais baixa do que em 1990. Em 34 países a expectativa de vida ao nascer diminuiu, em 21 há mais gente passando fome e em 14 há mais crianças morrendo antes dos cinco anos; No Brasil, 10% brasileiros mais pobres recebem 0,9% da renda do país, enquanto os 10% mais ricos ficam com 47,2%. Segundo a Unicef, 6 milhões de crianças (10% do total) estão em condições de “severa degradação das condições humanas básicas, incluindo alimentação, água limpa, condições sanitárias, saúde, habitação, educação e informação”.

A pesquisa ainda mostra que 15% das crianças brasileiras vivem sem condições sanitárias básicas. As áreas rurais do Brasil concentram a maioria das crianças carentes, com 27,5% delas vivendo em “absoluta pobreza”.
Segundo a OIT, os dados de trabalhadores domésticos infantis é espantoso: no Peru, 110 mil; no Paraguai, 40 mil; na Colômbia, 64 mil; na República Dominicana, 170 mil; apenas na Guatemala, 40 mil; no Haiti, 200 mil; e no Brasil – o campeão de trabalho doméstico na América Latina e talvez no mundo – 500 mil.

Com 53,9 milhões de pobres, o equivalente a 31,7% da população, o Brasil aparece em penúltimo lugar em termos de distribuição de renda numa lista de 130 países. É o que mostra estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, divulga hoje em Brasília. Das 55 milhões de crianças de 10 a 15 anos no Brasil, 40% estão desnutridas. 1,5 milhão entre 7 e 14 anos está fora da escola. A cada ano, 2,8 milhões de crianças abandonam o ensino fundamental. Das que concluem a 4ª série, 52% não sabem ler nem escrever.

Mais de 27 milhões de crianças vivem abaixo da linha da pobreza no Brasil, e fazem parte de famílias que têm renda mensal de até meio salário mínimo. Aproximadamente 33,5% de brasileiros vivem nessas condições econômicas no país, e destes, 45% são crianças que têm três vezes mais possibilidade de morrer antes dos cinco anos. A cada 12 minutos, uma pessoa é assassinada no Brasil. Por ano, são registrados 45 mil homicídios no País. No entanto, a probabilidade de um assassino ser condenado e cumprir pena até o fim no Brasil é de apenas 1%.

O Brasil é, segundo a ONU, o país onde mais se mata com armas de fogo. Todos os anos são mortos 40 mil brasileiros; 1,9% do PIB brasileiro é consumido no tratamento de vítimas da violência;

A Aids já deixou mais de 11 milhões de órfãos na África; o devastador avanço desta doença fará com que, em 2010, pelo menos 40 milhões de menores em todo o continente tenham perdido pelo menos um de seus pais, segundo a UNICEF. A cada minuto, uma criança morre de AIDS.

Mais de 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável no planeta, segundo dados da ONU. Outros 2.4 bilhões não têm saneamento básico. A combinação do dois índices é apontada com a causa de pelo menos 3 milhões de mortes todo ano. Um europeu consome em média entre 300 e 400 litros diariamente, um americano mais de 600 litros, enquanto um africano tem acesso a 20 ou 30 litros diários.

Um em cada seis habitantes da Terra não tem água potável para beber e dois em cada cinco não dispõem de acesso a saneamento básico.

Até 2050, quando 9,3 bilhões de pessoas devem habitar a Terra, entre 2 bilhões e 7 bilhões de pessoas não terão acesso à água de qualidade.

A fome no mundo, depois de recuar na primeira metade dos anos 90, voltou a crescer e já atinge cerca de 850 milhões de pessoas. A cada ano, entram nesse grupo mais 5 milhões de famintos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 160 mil pessoas estão morrendo por causa do aquecimento global, número que poderia dobrar até 2020 - contabilizando-se catástrofes naturais e doenças relacionadas a elas.

Além da morte, a desnutrição crônica também provoca a diminuição da visão, a apatia, a atrofia do crescimento e aumenta consideravelmente a susceptibilidade às doenças. As pessoas que sofrem de desnutrição grave ficam incapacitadas de funções até mesmo a um nível mais básico.

Muitas vezes, são necessários apenas alguns recursos simples para que os povos empobrecidos tenham capacidade de produzir alimentos de modo a se tornarem auto-suficientes. Estes recursos incluem sementes de boa qualidade, ferramentas adequadas e o acesso a água. Pequenas melhorias nas técnicas de cultivo e nos métodos de armazenamento de alimentos também são úteis..

Muitos peritos nas questões da fome acreditam que, fundamentalmente, a melhor maneira de reduzir a fome é através da educação. As pessoas instruídas têm uma maior capacidade para sair deste ciclo de pobreza que provoca a fome.

Fontes: Documentos internacionais, principalmente da ONU, UNICEF, OMS, FAO e UNAIDS.
Por: Marcio Demari / Diretor Presidente do Planeta Voluntários - Brasil